Lançado o Programa Acesso Digital (PAD) para apoio a estudantes durante o Estudo Remoto Emergencial

Publicada em: 15 de junho de 2020

O auxílio acesso-digital, lançado para apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o período de Estudo Remoto Emergencial (ERE) – adotado em razão da pandemia de Covid-19 – passou por aprimoramentos. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) lançou, nesta segunda-feira (15/6), o Edital 17/2020, pelo qual o auxílio passa a ser uma modalidade de bolsa, integrante da Modalidade de Bolsas de Desenvolvimento Institucional, do Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA). Agora, o benefício está denominado como Programa Acesso Digital (PAD).

O objetivo do PAD é o auxílio financeiro a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados nos cursos de graduação presencial da UFLA, de forma a auxiliá-los para que tenham acesso a serviços de internet e possam acompanhar o ERE, conforme previsto pela Resolução CEPE Nº 059, de 14 de maio de 2020. O valor mensal concedido é de R$ 100,00.

Para se candidatar à bolsa, o estudante deve ter Avaliação Socioeconômica (ASE) vigente, feita pela Praec, devendo também estar matriculado em pelo menos 4 créditos. O procedimento determinado no edital especifica que o discente deverá acessar o site https://praec.ufla.br/programa-acesso-digital/ para realizar a inscrição. Os estudantes que tiverem direito à bolsa poderão recebê-la de forma cumulativa com outras bolsas da UFLA, sendo os pagamentos feitos em periodicidade mensal e enquanto o ERE for a modalidade em vigor. Os estudantes que já estavam inscritos no auxílio de acesso digital não precisam realizar novas inscrições, pois haverá migração automática para o novo formato.

– Inscrições:  https://praec.ufla.br/programa-acesso-digital/;

– Edital: https://praec.ufla.br/images/site-pib-ufla/2020/06/EDITAL-N%C2%BA-17-2020-PRAEC-UFLA-PROGRAMA-ACESSO-DIGITAL.pdf;

– Portaria: https://praec.ufla.br/images/Portarias/Portaria_25-2020_-_Programa_Acesso_Digital_-_PAD.pdf