Eventos e ações de formação PADNEE

Trilha de Formação Docente - 2023.1 - Tenho um estudante com NEE, e agora? Procedimentos e reflexões necessárias para a inclusão

•   26/05/2023 - Inclusão na prática - conceitos e práticas para uma sala de aula para todos

•   30/06/2023 - Potencialidades e desafios das práticas pedagógicas inclusivas

•   28/07/2023 -Nada sobre nós sem nós": narrativas de estudantes e professores sobre o PADNEE

Inscrições no SIG

Bate papo padnee 16.06

O setor de Acessibilidade e Inclusão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) promoveu no último dia 16 de junho o “Bate-papo com o Padnee”.

O evento foi realizado no anfiteatro do Departamento de Agricultura e contou com a presença da equipe do Padnee, dos estudantes assistidos, monitores, intérpretes de Libras e docentes.

Wanderson Samuel Moraes de Souza, coordenador do setor de Acessibilidade e Inclusão, abriu os trabalhos e deu boas vindas a todos os participantes. Em seguida, a pró-reitora da Praec, Elisângela Nunes Carvalho, explicou que o órgão é responsável pela coordenação, promoção e desenvolvimento das políticas de assistência estudantil e comunitária promovidas pela UFLA e enumerou as várias atribuições da Praec. Elisângela destacou os projetos e atividades relacionadas à assistência estudantil, à moradia estudantil, à alimentação, ao esporte e lazer, à acessibilidade, à saúde, aos assuntos da diversidade e diferenças, o núcleo de saúde mental e o Padnee que é o Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Específicas. A fala da pró-reitoria foi de muita importância no sentido de divulgar os inúmeros serviços da Praec que, por vezes, são desconhecidos da comunidade acadêmica.

Em seguida a estudante Luana do Nascimento relatou sua trajetória na UFLA que teve início no curso de Agronomia e atualmente, passou para o curso de Filosofia. Luana destacou os pontos positivos de sua trajetória acadêmica, compartilhou experiências bem sucedidas vivenciadas com docentes e a relevância do apoio do Padnee nessa trajetória. Ela também destacou a necessidade dos estudantes serem protagonistas de sua história e convidou os estudantes para se organizarem de modo a criar uma representação estudantil das pessoas com deficiência junto ao Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A professora Sílvia Helena Rigatto do Departamento de Direito encerrou as atividades com chave de ouro. Sílvia articulou sua fala no sentido de observamos onde estamos e para aonde desejamos ir. Ela destacou o avanço das políticas públicas e o pioneirismo da universidade visando dar aos estudantes com deficiência condições de inclusão, permanência e aprendizagem.

Após o evento, os presentes se confraternizaram com um delicioso café.

A equipe do Padnee espera promover outros momentos como esse para dar visibilidade ao protagonismo dos estudantes atuantes no Padnne.

Image 20230619 123239 081