Ir direto para menu de acessibilidade.

O que é?

A PRAEC (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários) possui diferentes programas, serviços e ações de assistência estudantil que visam contribuir para a permanência do/a discente na universidade. Para melhor gestão destes programas e ações ela é dividida administrativamente em diferentes setores e coordenadorias.

O setor de assistência estudantil, dentro da PRAEC, é um dos setores que tem mais contato com os/as discentes, sendo a porta de entrada para outros programas. Por exemplo, é o setor que realiza todos os processos de análise socioeconômica da universidade.

Mas não realiza só a análise socioeconômica, como também oferta atendimento aos discentes que estejam passando por alguma situação que necessite de acolhimento, bem como realiza todos os procedimentos de verificação e aplicação dos condicionantes da análise socioeconômica para manutenção do acesso à assistência estudantil prioritária.

Qual a diferença entre assistência estudantil prioritária e ampliada?

A assistência estudantil prioritária envolve aqueles programas que possibilitam a permanência material do/a discente que possui grupo familiar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, viabilizando o acesso à alimentação de qualidade por um preço ainda mais acessível, moradia estudantil e suporte financeiro através dos programas de bolsas com vagas reservadas.

A assistência estudantil ampliada envolve os serviços e programas que atendem à todos os/as discentes independentemente da questão financeira, contribuindo principalmente para a permanência simbólica do/a discente ao ofertar ações de: lazer, saúde (inclui a saúde mental), transporte, acolhimento, apoio à necessidades educacionais específicas, bolsas vinculadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre outros.

A assistência estudantil é por você e para você discente e o setor de assistência estudantil busca contribuir na sua trajetória acadêmica, bem como atuar na operacionalização das ações para viabilizar o acesso.