Assistência Estudantil

Tutorial

Olá, seja bem-vindo/a ao Tutorial da Análise Socioeconômica.
O objetivo é auxiliar e explicar o  passo-a-passo desse procedimento e caso tenham outras dúvidas, sugerimos que consulte o tópico “Dúvidas Frequentes” e/ou entre em contato pelo e-mail: assistenciaestudantil.praec@ufla.br.

Vamos começar?

Primeiro você deverá ler as Instruções da Análise Socioeconômica. Junto com as instruções você irá encontrar também a relação de documentos a serem enviados para cada caso (calouro, veterano, etc.) e nessa página também há alguns modelos de documentos que podem ser utilizados.

Quando você clicar em Questionário online para estudantes de Graduação, você será direcionado para essa página: 

Atenção! Você que é discente de pós graduação preencherá um questionário diferente que não é online, mas enviará os documentos também pelo Sig, então vá para a sessão desse tutorial que orienta sobre o envio dos documentos.

Após fazer login você entrará nessa página inicial para preencher o questionário:

Você deverá preencher todos os campos, começando pela composição familiar. Feito isso, será habilitado o “Questionário Socioeconômico”. Preencha todas as informações relacionadas às pessoas que moram com você e compõe a sua família. 

Clicando em Cadastrar será exibida a tela para cadastrar outra pessoa, ou aparecerá essa tela com os membros da sua família que já foram cadastrados, para inserir os demais membros é só clicar em Incluir

Após finalizar esse preenchimento, ao clicar no Próximo item da página inicial: Despesas, você deverá preencher as despesas familiares, com Moradia, Saúde e Educação (vide imagem abaixo)

Logo após, preencha o questionário socioeconômico e ao final clique em SALVAR. Todas as informações devem ser condizentes com a sua realidade e de seu grupo familiar:

No campo de texto OUTRAS INFORMAÇÕES, você tem a chance de explicar qualquer informação que não conseguiu colocar nos campos anteriores. 

Ao cadastrar sua foto, você pode importar a foto da sua carteirinha ou cadastrar uma foto nova em nosso sistema, se achar necessário. Fique atento ao formato permitido da foto. 

Logo após cadastrar a foto, abaixo estará o Formulário para envio de Documentos o qual te direciona para o seu o SIG. 

Página do SIG:

https://sig.ufla.br/modulos/avaliacao_socioeconomica/documentos.php?cas=1

A página irá exibir os seus dados e as análises socioeconômicas. Caso já tenha participado de alguma análise socioeconômica, estas serão exibidas na página, juntamente com a data de vencimento. 

Antes de fazer o envio dos documentos você deverá ler o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido que aparecerá no SIG:

O termo é necessário para prosseguir com o envio dos documentos.

Após aceitar o Termo, descendo a página você irá encontrar uma Relação de documentos que devem ser enviados independente da ordem que definir. 

Na coluna Opções existem dois ícones: por meio do primeiro ícone da esquerda, você conseguirá enviar o documento, no outro ícone da direita será possível visualizar o histórico de documentos já enviados. O sistema recupera os documentos que já foram enviados por você em algum momento na UFLA. Caso esse documento já esteja cadastrado na base de dados da UFLA, este será exibido na coluna Documentos Similares Cadastrados no Sistema, podendo ser aproveitado, evitando novo envio.   

Ao clicar no ícone para fazer o envio (upload) do documento, você terá acesso a tela abaixo, que exibirá o tipo de documento que você deverá enviar.

Ao clicar no botão Enviar o documento será registrado no sistema. Na tela anterior, você pode verificar quais documentos já foram enviados.

ATENÇÃO: 

Logo após todos esses passos, você deve enviar  um e-mail para atendimento.praec@ufla.br para marcar a sua análise socioeconômica (documental ou entrevista). Acompanhe seu e-mail institucional, pois o agendamento da sua análise socioeconômica será informado por e-mail.