Programa Institucional de Bolsas 2022/2

No segundo semestre letivo do ano de 2022, o Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal de Lavras (PIB-UFLA) ofertará mais de 700 vagas para estudantes nos diferentes projetos vinculados às Pró-Reitorias integrantes do Programa.

Serão ofertadas 125 vagas no Programa de Aprendizado Técnico (Proat) e 07 no Programa de Atletas de Alto Rendimento (Proar); 24 vagas no Programa de Educação Tutorial Institucional (Peti), 20 no Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas do Turno Noturno (Piblic) e 19 no Programa de Apoio à Produção de Material Didático (Promad). Haverá, ainda, 210 vagas para o Programa de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/Ufla) e até 120 vagas para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (Pibec) em conjunto com o Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Orquestra de Cordas da UFLA (Pibeo). Além destas, ofertaremos 80 vagas no Programa Bolsa Calouro.

Todas as vagas serão destinadas, exclusivamente, a alunos (as) com acesso prioritário à assistência estudantil, ou seja, aqueles identificados pela PRAEC como em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Portanto, é necessário atentar-se aos prazos para a renovação, ou realização, da Análise Socioeconômica, tendo em vista que apenas os discentes com a análise vigente terão acesso às vagas.

Vale ressaltar que os (as) estudantes selecionados (as) para participarem de um dos projetos cadastrados, receberão as respectivas bolsas durante todo o ano de 2023, ou seja, receberão o benefício no decorrer de todo o ano que vem. Dessa forma, caso o (a) discente não se candidate, ou não seja selecionado, em nenhuma vaga neste ano, é possível que este (a) não consiga ter acesso às bolsas institucionais no ano de 2023, tendo em vista que poderá não ocorrer a oferta de novas vagas no decurso do próximo ano.

Logo, mantenha-se atento (a) à publicação dos editais!

Calendário do Programa Institucional de Bolsas 2022/2.
Baixe o Calendário.

Para acompanhar a publicação dos editais do Programa Institucional de Bolsas, clique aqui. Também é possível acessar o endereço anterior através da página “Editais”, clicando em “Programa Institucional de Bolsas 2022/2”.

Edital Bolsa Calouro 2022/2

O Programa Bolsa Calouro provê o benefício mensal na forma de bolsa aos ingressantes no primeiro semestre da UFLA. Durante a vigência do Programa, os estudantes realizam atividades semanais, por meio do Campus Virtual, com o objetivo de conhecerem a organização Universidade, além da estrutura e funcionamento do Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA).

Para se candidatar ao Programa, o estudante precisa estar no primeiro período letivo de seu primeiro ingresso na UFLA e, além disso, ter concluído sua Análise Socioeconômica junto à PRAEC.

Calendário do Programa Bolsa Calouro 2022/2.
Baixe o calendário.

Para saber mais informações sobre o Programa Bolsa Calouro, clique aqui. Também é possível acessar o endereço anterior através da página “Bolsa Calouro” no menu superior deste site.