O que é o Acolhimento Psicológico?

É uma modalidade de intervenção psicológica que visa acolher e responder às demandas espontâneas por ajuda psicológica no exato momento de sua urgência, colocando à disposição dos discentes um tempo e um espaço de escuta abertos à diversidade e pluralidade de demandas.

Diferentemente do aprofundamento de aspectos pessoais que ocorre na psicoterapia, no Acolhimento Psicológico busca-se evitar a cronicidade de uma dificuldade psicológica circunstancial, auxiliando o discente para que possa lidar melhor com seus recursos e limites na superação das questões pontuais que causam sofrimento.

É um atendimento psicológico emergencial, individual, único e de procura espontânea pelo discente. A partir desse atendimento poderá haver encaminhamentos para profissionais de outras áreas dentro ou fora da instituição.

Quais os objetivos do Acolhimento Psicológico?

Acolher os discentes que procuram o serviço, propiciando escuta e orientação psicológica, promovendo condições para que seu sofrimento possa ser expresso.

Quem pode procurar?

Discentes regularmente matriculados em curso de graduação presencial ou pós-graduação stricto sensu da UFLA.

Como ter acesso?

O Acolhimento Psicológico acontece de segunda-feira à sexta-feira. Para ter acesso, basta comparecer pessoalmente no Núcleo de Saúde Mental e aguardar o atendimento. As vagas são limitadas, distribuídas durante o período e o atendimento é organizado por ordem de chegada e condicionado à disponibilidade de psicólogos.