De acordo com a Organização Mundial da Saúde, Saúde Mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com sua comunidade.
Conheça um pouco sobre situações que comprometem a Saúde Mental:
Ansiedade:
A ansiedade é um estado que tem aspectos psicológicos (apreensão, irritabilidade e hipervigilância) além de aspectos físicos (fadiga, tensão muscular, taquicardia, sudorese, dor de cabeça e dores lombares). Quando exagerada e patológica é classificada com transtorno de ansiedade.
Pode-se considerar a ansiedade como doença quando o indivíduo sente uma aflição descontrolada independentemente dos eventos reais.
Depressão:
Distúrbio cerebral caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, causando prejuízos significativos na vida diária. As causas possíveis incluem uma combinação de fontes biológicas, psicológicas e sociais.
A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono e apetite, baixa autoestima, nível diminuído de energia e concentração.
A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC):
Caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos. O TOC costuma se concentrar em temas como obsessão por limpeza e/ou organização.
Entre os sintomas destacam-se: comportamento compulsivo e ritualístico, movimentos repetitivos, repetição persistente de palavras ou ações, acumulação compulsiva, agitação, hiperatividade, hipervigilância, impulsividade, isolamento social.
Síndrome de Burnout:
Síndrome multidimensional caracterizada por exaustão emocional e reduzida realização pessoal no trabalho. É uma das consequências da vida moderna: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes.
Pessoas com síndrome apresentam sintomas como fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa.
“Para diagnóstico e tratamento adequados procure um profissional qualificado!”
Suicídio:
O suicídio é uma das causas de mortes mais comuns em todo o mundo e é considerado um problema de saúde pública. É um fenômeno complexo, com causas variadas. As histórias de vida individuais, a forma com cada um lida com o sofrimento e a influência do ambiente social em que a pessoa está inserida podem levar a maiores ou menores chances de suicídio.
A depressão é a patologia que mais há correlação com o suicídio.
Sinais de alerta:
Referências:
Hospital Israelita Albert Einstein
Ministério da Saúde