O que é o Núcleo de Saúde Mental?

O Núcleo de Saúde Mental (NSM) é um espaço dedicado a ações voltadas à promoção de saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica, e tem como objetivo dar suporte a esse público em suas demandas relacionadas aos desafios da vida universitária.

O NSM está inserido na estrutura da Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), e o serviço é voltado essencialmente a estudantes de graduação e pós-graduação, sem distinção por vulnerabilidade socioeconômica.

Durante todo o horário de atendimento, a equipe do NSM irá se dedicar integralmente a projetos e acolhimentos que buscam contribuir para a boa qualidade de vida no ambiente universitário.

Serviços oferecidos:

Acolhimento Psicológico
Atendimento Psiquiátrico
Orientação Farmacêutica
Rodas de
Conversas
Acolhimento de Enfermagem

Atendimento:

Três psicólogos e um psiquiatra irão atuar no Núcleo, com atendimentos de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O estudante que precisar recorrer ao serviço poderá fazer o agendamento presencial, pela manhã, para o atendimento no Acolhimento Psicológico, que ocorrerá no mesmo dia do agendamento. Haverá a capacidade de atendimento para 44 pessoas por semana no “Acolhimento Psicológico”.

A partir desse primeiro atendimento, os profissionais irão avaliar a necessidade de encaminhamento do estudante a outras modalidades de atendimento, como o aconselhamento psicológico ou ao psiquiatria. Ao todo, serão 74 atendimentos por semana pelos psicólogos e mais 30 pelo psiquiatra.

Farmacêuticos também vão colaborar com o NSM, com orientações em casos de tratamento medicamentoso.

Com o intuito de acolher todos os discentes da comunidade acadêmica que buscam os atendimentos voltados para a saúde mental, o Núcleo de Saúde Mental (NSM) instituiu o acolhimento de enfermagem, como uma forma de ampliar e reforçar os serviços.

A agenda para acolhimento de enfermagem no NSM é aberta quando se esgotam as vagas para acolhimento psicológico.

Atente-se aos seguinte avisos:

Os agendamentos diários com psicólogos são limitados (as vagas). Pedimos encarecidamente que a pessoa desmarque a consulta caso não possa comparecer. Pessoas que atrasarem mais do que 15 minutos, a vaga será repassada para outra pessoa que esteja aguardando atendimento.