Clique para ir para a próxima seção

SOBRE

O cuidado com a saúde do homem deve ser considerado de forma integral, abrangendo a proteção da integridade física e mental. Os homens são considerados mais vulneráveis às doenças, expõem-se mais a fatores de risco para a saúde e vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Em geral, os homens não têm o hábito de procurar os serviços de saúde, buscando-os apenas quando o problema já está avançado. Muitas doenças poderiam ser evitadas com a prevenção, procurando os serviços de saúde com mais regularidade.


O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. A partir dos 40 anos a próstata sofre naturalmente aumento seu tamanho e peso.

Ilustracao Câncer de Prostata

O que é câncer de próstata?

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

"A saúde do homem também merece atenção!"

Sinais e Sintomas

  • Dificuldade de urinar;
  • Urgência para urinar;
  • Jato urinário fraco, reduzido ou interrompido;
  • Necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite);
  • Dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário;
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Atenção! A ausência de sinais e sintomas não significa que não há problemas. O crescimento benigno da próstata (Hiperplasia Prostática Benigna) pode também causar alguns sintomas parecidos com o câncer de próstata, como: dor e urgência para urinar, necessidade de urinar mais à noite e jato urinário fraco ou interrompido. Por isso, procure sempre um serviço de saúde e faça os exames preventivos!

"Não se esconda atrás dos seus preconceitos.
Previna-se!"

Fatores de risco

Idade

A partir dos 50 anos, o índice de homens diagnosticados aumenta. Se você faz parte do grupo de risco, deve ir ao urologista anualmente.

Histórico familiar

Se você possui mais de dois parentes que tiveram câncer, em gerações consecutivas (bisavô, avô e pai) a chance de desenvolver a doença é ainda maior.

Raça

O câncer é duas vezes mais comum em pessoas negras. Por isso devem iniciar os exames anuais aos 45 anos.

Alimentação inadequada

Não existe um dado concreto que liga a alimentação ao câncer, mas uma dieta saudável com menos gordura, mais frutas, legumes e verduras ajuda na prevenção.

Sedentarismo

Alguns estudos apontam que o consumo excessivo de álcool, tabagismo e sedentarismo pode estar associado ao surgimento do câncer de próstata.

Obesidade

Homens com sobrepeso ou obesos tem mais chance de desenvolver a doença.

*Dados do Instituto Lado a Lado pela Vida e do Instituto Nacional do Câncer.

"Um diagnóstico precoce pode salvar sua vida.
Faça o exame!"

Diagnóstico precoce e tratamento

Realizado através do toque retal e PSA (exame de sangue), em homens a partir de 50 anos sem fatores de risco e 45 anos com fatores de risco (negros e parentes de primeiro grau de indivíduos que tiveram a doença).

Em países como Estados Unidos e a Europa a mortalidade do câncer de próstata tem diminuído devido ao diagnóstico precoce e seu tratamento. O câncer de próstata pode ser tratado através de cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e, em casos avançados, quimioterapia. Mas, em alguns casos, pode também ser simplesmente acompanhado pelo urologista ou oncologista, pois alguns são pouco agressivos e podem não causar problemas, principalmente em pacientes acima de 75 anos.

Além disso, homens apresentam maior risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, câncer, colesterol elevado, diabetes, pressão alta e tendência à obesidade. Por isso, manter hábitos de vida saudáveis e procurar os serviços de saúde frequentemente é fundamental.

"Se o câncer for descoberto cedo, pode aumentar em 90% as chances de cura."

Câncer de Pênis

O câncer de pênis é raro, ocorre mais em homens a partir dos 50 anos, mas também pode atingir os mais jovens. Quanto mais cedo for descoberto e tratado, maiores são as chances de cura, evitando a amputação do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.


Sinais

O sinal mais comum do câncer de pênis é a manifestação de uma ferida ou úlcera persistente, ou também um caroço localizado no pênis. Outro sinal é uma secreção branca com cheiro forte.

Como Previnir?

  • Limpe o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. Essa é a forma mais eficaz de evitar o câncer de pênis.
  • Fazer a cirurgia de fimose.
  • Usar camisinha nas relações sexuais.

Câncer de Testículos

O câncer de testículo é facilmente curado quando detectado precocemente. Apesar de raro, preocupa porque ocorre mais em homens em idade produtiva, entre 15 e 50 anos.


Auto-exame

  1. De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto-relevo na pele do escroto. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar, revolva o testículo entre os dedos - você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isso é normal.
  2. Procure por pequenos nódulos, na parte da frente dos testículos. Esses nódulos geralmente são indolores.

O que procurar no auto-exame?

Ilustração do auto-exame
  • Alteração do tamanho dos testículos.
  • Sensação de peso no escroto.
  • Dor na parte inferior do abdômen ou na virilha.
  • Dor ou desconforto no testículo ou no saco escrotal.

Como Previnir?

  • Fazer a higiene íntima.
  • Realizar o autoexame dos testículos. O autoexame é o melhor meio de detecção precoce. Deve ser feito uma vez por mês, após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de quaisquer anormalidades de tamanho.

"Em 2014, foram diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata (INCA). Ajude a mudar essa estatística!"

Dicas

Veja algumas dicas simples que podem tornar a vida muito mais saudável

Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.
Evite alimentos ricos em gordura, principalmente os de origem animal, como salsichas, carnes gordurosas e embutidos.
O hábito de fazer exercícios regulamente diminui os riscos de desenvolver pressão arterial alta e auxilia no controle do peso.
Faça os exames de rotina com frequência (pressão arterial, glicemia, colesterol etc).
Procure os serviços de saúde frequentemente ou sempre que precisar, e não somente quando estiver doente.
Fique livre do cigarro e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Seja cauteloso na direção, use os equipamentos de segurança como cinto e capacete e, se dirigir, não beba.
Previna-se: faça sexo só com camisinha.

Fontes: Sociedade Brasileira de Urologia | Instituto Nacional do Câncer | Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais